Sobre

Este site foi criado entre 2014 e 2015. Em temporada eleitoral, era comum ouvir dados sobre investimentos que deixaram de ser feitos tanto em debates quanto na mídia (seja jornais ou ONGs dedicadas à análise de gastos públicos), sendo difícil confirmar a veracidade deles dados os meios existentes.

Até então, o meio estabelecido para a navegação pelo Orçamento constantemente citado como fonte era o Siga Brasil, mantido pelo Senado Federal. A navegação pelos dados, contudo, é difícil, lenta, e não mostra qualquer visualização gráfica. Houve uma tentativa por parte da organização não-governamental INESC para melhorar a visualização destes dados, denominada Orçamento ao Seu Alcance (que só descobri quanto já tinha feito bastante progresso neste site). Contudo, o nível de navegação proporcionado era muito superficial e não mostrava todos os dados a fundo.

Em 2013, inspirado na Lei de Acesso à Informação, a Secretaria do Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, criou um índice em formato RDF (excelente para processamento deste tipo de dados relacionais) das despesas de acordo com a base de dados SIOP, que possui um índice das despesas orçamentárias, cuja especificação encontra-se bem documentada. Entretanto, não havia até então qualquer interface que fizesse uso desses dados para mostrá-los.

Assim, foi desenvolvido este website para tentar democratizar o acesso aos dados de despesas públicas, mostrando-os de maneira acessível e fácil de navegar, preservando contudo a profundidade dos dados. Fiel a este espírito, todo o conteúdo é colocado sob domínio público e o código é software livre.

Verificação de Valores

Este site está em estágio beta. Por favor confira dados da Lei Orçamentária Anual para verificar sua validade.

Este website é construído sobre a base de dados SIOP do Ministério do Planejamento, que é bem diferente da base de dados SIAFI do Tesouro Nacional, utilizada pelo Portal da Transparência. Deve ser esperado que valores para o mesmo recurso mostrado neste site seja diverso dos valores do Portal. A SIOP, por sua vez, é uma das fontes que alimentam o Siga Brasil, portanto, em boa parte dos casos, os valores devem ser os mesmos.

Agradecimentos

Agradecimentos à Secretaria do Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, por organizar o Modelo Ontológico da Classificação de Despesas, a base de dados digital de despesas que permite a existência desse site, e pelo completo Manual Técnico do Orçamento, referência para a organização do site.

Agradecimentos à Presidenta Dilma Rousseff por sancionar a Lei de Acesso à Informação e por baixar o Decreto s/n 15/9/2011, que levaram à tendência do poder público de abrir seus dados orçamentários.

Agradecimentos à Apache Foundation pelas bibliotecas Apache Jena, a única biblioteca decente para arquivos RDF, e Apache Lucene, capaz de buscas de texto bem rápidas.

Agradecimentos a Cassiano Ferreira, Nikolas Wagner Bozzolo, Guilherme Stark e Marcio Ferreira Rocha por sugestões e comentarios.

Agradecimentos a Quem for o Host desse Website no Futuro por impedir que eu tenha que gastar uma boa quantia mensal mantendo esse site.

Desenvolvedor

Sou Daniel Ferreira, aluno da turma de 2021 da Universidade de Stanford. Programo desde 2011 principalmente para iOS, e este é meu primeiro site, realizado sem experiência alguma em Java, Web Development ou bases de dados grandes. Dito isso, por favor contribua ao site deixando seu código menos horroroso.

Fale Conosco

Alguma sugestão para dados que devem ser mostrados? Alguma outra maneira de mostrá-los? Alguma pergunta quanto à interpretação dos dados? Por favor mande um e-mail para bnmvco@gmail.com.